sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ilhéus reduz número de penalidades por infração no trânsito. -(RELEASE)

Transito – Foto Gidelzo Silva 

O município apresentou uma redução de 121% na arrecadação com multas de trânsito, equiparados os números do primeiro quadrimestre deste ano ao de 2012.


Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) houve uma redução de 121% na arrecadação com multas de trânsito em Ilhéus, comparando os quatro primeiros meses dos anos de 2012 e de 2013. “Entre janeiro e abril do ano passado, a arrecadação efetiva com multas por infrações no trânsito foi de R$ 140.440. Neste ano, considerando o mesmo período, este montante desceu para R$ 63.369,00, ou seja, a redução foi para menos da metade do montante arrecado no mesmo período no ano passado, o que indica uma redução no índice de multas”, considera o titular do órgão Isaac Albagli. O secretário lembra também que segundo o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), o município apresenta uma redução na média mensal de notificações por infração no trânsito. Em 2012, a média foi de 7.768 notificações, e apenas nos quatro primeiros meses deste ano, este indicativo desceu para 7.656.

Segundo Albagli, estes resultados são oriundos do trabalho intensivo da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran)voltado para a fiscalização e ordenamento de trânsito, neste ano de 2013, com o objetivo principal de educar os condutores, de modo a evitar infrações e a consequente geração de multas. Conforme ratifica o secretário, isso se evidencia quando se observa uma redução de 23% no número de notificações referente aos meses de março e de abril. Em março, foram registrados 8.886 notificações e no mês seguinte, esse número caiu para 6.780.  

Segundo o secretário, a tendência é que estes indicativos continuem reduzindo, após as intervenções no sistema de trânsito do município que serão realizadas com base nos estudos do Detran.Na última quarta-feira, dia 24, Albagli e o superintendente de trânsito, Eliezer Ribeiro, apresentaram as características das principais vias urbanas de Ilhéus ao coordenador interino de Projetos de Trânsito do Detran/BA, Irã Macedo dos Santos, e ao engenheiro de trânsito do órgão, Rafael José Silva Freire, que ficaram em Ilhéus até esta sexta-feira, dia 26, realizando os primeiros estudos sobre o sistema de mobilidade urbana.

A visita dos técnicos do Detran ao município, foi solicitada pelo prefeito Jabes Ribeiro, em janeiro deste ano, com o objetivo de desenvolver um amplo estudo, capaz de resolver os principais problemas no sistema de trânsito de Ilhéus. “Vamos encontrar caminhos para melhorar o sistema de mobilidade com o objetivo de ampliar as condições de trafegabilidade no município, reduzindo o índice de acidentes, de infrações e de penalidades, inclusive pensando nos acessos para a nova ponte que fará a ligação entre o centro da cidade e a região sul”, declarou, o prefeito, a respeito da presença dos especialistas do Detran.

Ainda, o secretário de Desenvolvimento Urbano destaca que outro resultado positivo da ação da Prefeitura de Ilhéus foi a redução do número de ocorrências. Entre os dois últimos meses do ano passado e os dois primeiros de 2013, período de maior movimentação na cidade, por conta dos eventos do verão, observa-se uma redução de 11% no índice de ocorrências,considerando apenas os veículos emplacados no município. “Entre novembro e dezembro de 2012, foram registrados 282 acidentes e já nos dois primeiros meses deste ano foram registrados 251, ou seja, outro indicativo do avanço no ordenamento do trânsito”, atesta.

Diferença – o titular da Sedur aproveita para explicar a diferença entre notificações e penalidades aos condutores.A primeira corresponde a uma ação informativa e educativa, na qual o cidadão tem um prazo estabelecido para apresentar sua defesa. A penalização, por sua vez, é uma ação que tem como proposta fazer com que os infratores da norma se responsabilizem por seus atos. Nesse sentido, as penalidades aos infratores das leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), compreendem multas e perdas de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNT).

O secretário ainda esclarece à população que não houve nenhum aumento do número de sensores eletrônicos instalados (pardais) na cidade neste ano de 2013.A única alteração, nesse sentido, ocorreu no limite máximo de velocidade do pardal da Avenida Canavieiras, que era de 30km/h, em 2012, e passou para 40km/h, neste ano, reduzindo a quantidade de possíveis multas.A medida foi possível porque o atual governo enquadrou a Canavieiras como uma avenida coletora, que segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 61, prevê uma velocidade máxima de 40km/h.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Ilhéus – 26.07.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário